Morcego-lanudo

Nome comum: Morcego-lanudo
Nome científico: Myotis emarginatus (Geofroy, 1806)


O morcego-lanudo é uma espécie de tamanho médio entre as do género Myotis. O corpo mede cerca de 47 mm de comprimento, a cauda tem aproximadamente 52mm e pesa entre 6 e 9g. O pelo possui um textura lanosa, sendo tricolor no dorso e bicolor no ventre. Geralmente, no dorso é castanho-avermelhado, apresentando-se ligeiramente mais claro no ventre. As orelhas e as membranas alares são castanhas.

Alimenta-se essencialmente de aranhas, mas também captura mosquitos e borboletas noturnas. Caça em zonas de bosque e sobre a água e captura as suas presas em voo, sobre os ramos ou no solo.

A maturidade sexual das fêmeas parece ocorrer apenas no segundo ano de idade apesar de algumas se reproduzirem no primeiro ano. Os nascimentos ocorrem em junho, com uma cria por fêmea.

Embora seja uma espécie de hábitos essencialmente cavernícolas, pode também abrigar-se em edifícios e cavidades de árvores. A única colónia desta espécie conhecida em grutas em Portugal, está localizada na gruta dos Olhos de Água do Alviela.

A longevidade média para esta espécie é de 3 anos, tendo sido registada uma longevidade máxima de 16 anos.


O Morcego-lanudo, em Portugal, possui um estatuto de ameaça: Informação Insuficiente.


Referências Bibliográficas
CABRAL M.J. (Coord.), ALMEIDA J., ALMEIDA P.R., DELLINGER T., FERRAND DE ALMEIDA N., OLIVEIRA M.E., PALMEIRIM J.M., QUEIROZ A.I., ROGADO L. & SANTOS-REIS M. (eds.) (2006): Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservação da Natureza, Assírio & Alvim, Lisboa.
DIETZ C., von HELVERSEN O. & NILL D. (2009): Bats of Britain, Europe & Northwest Africa. A & C Black Publishers, London.
Palmeirim J.M., Rodrigues L., Rainho A. & Ramos M.J. (1999) Chiroptera. Pp 41-95. In: Mamíferos terrestres de Portugal Continental, Açores e Madeira. Instituto da Conservação da Natureza & Centro de Biologia Ambiental (Eds.). Lisboa.