Morcego-hortelão-escuro

Nome comum: Morcego-hortelão-escuro
Nome científico: Eptesicus serotinus (Schreber, 1774)




O morcego-hortelão-escuro é uma das maiores espécies de morcegos da Europa. O corpo mede cerca de 72 mm, o comprimento da cauda é de cerca de 50 mm e pesa entre 18 e 25g. Possui pelo comprido e denso, de tonalidade castanho variável, ligeiramente mais claro no ventre. As orelhas e as membranas alares são castanho muito escuro, fazendo um forte contraste com o pelo do corpo, o que é característico desta espécie e permite a sua fácil distinção das restantes.

Alimenta-se principalmente de borboletas noturnas e escaravelhos que captura em voo, pousadas em ramos ou no solo.

A maturidade sexual das fêmeas e machos é atingida no primeiro ano de idade. Os nascimentos ocorrem em junho com uma cria por fêmea.

Abriga-se principalmente em edifícios, mas pode também ser encontrado em pontes, cavidades de árvores e fendas de rochas. Os machos podem ser encontrados isolados em fendas dentro de grutas e minas.

 

 
A longevidade máxima registada para esta espécie é de 19 anos.

O Morcego-hortelão-escuro, em Portugal, possui um estatuto de ameaça: Pouco Preocupante.


Referências Bibliográficas
CABRAL M.J. (Coord.), ALMEIDA J., ALMEIDA P.R., DELLINGER T., FERRAND DE ALMEIDA N., OLIVEIRA M.E., PALMEIRIM J.M., QUEIROZ A.I., ROGADO L. & SANTOS-REIS M. (eds.) (2006): Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservação da Natureza, Assírio & Alvim, Lisboa.
DIETZ C., von HELVERSEN O. & NILL D. (2009): Bats of Britain, Europe & Northwest Africa. A & C Black Publishers, London.
Palmeirim J.M., Rodrigues L., Rainho A. & Ramos M.J. (1999) Chiroptera. Pp 41-95. In: Mamíferos terrestres de Portugal Continental, Açores e Madeira. Instituto da Conservação da Natureza & Centro de Biologia Ambiental (Eds.). Lisboa.