Morcego-de-peluche

Nome comum: Morcego-de-peluche
Nome científico: Miniopterus schreibersii ( Kuhl, 1817)



O morcego-de-peluche é uma espécie de tamanho médio. O corpo mede cerca de 56 mm de comprimento, a cauda tem aproximadamente 60 mm e pesa entre 10 e 14g. Tem pelo curto muito denso, de cor acinzentada e por vezes tonalidades acastanhadas. As membranas alares são um pouco mais escuras que o pelo. Esta espécie é característica por apresentar umas orelhas muito curtas e de forma quadrada.

Alimenta-se principalmente de borboletas noturnas, mosquitos e escaravelhos, que geralmente caça em locais abertos, longe do seu abrigo.

A maturidade sexual das fêmeas e machos é atingida no seu segundo ano de idade. Os nascimentos ocorrem em junho, tendo cada fêmea uma cria ou raramente duas.

É a espécie cavernícola mais abundante do país, cria e hiberna em grutas e minas e raramente utiliza outros abrigos. Durante o verão forma grandes colónias de maternidade, com milhares de indivíduos, por vezes em conjunto com outras espécies (ex. Morcego-rato-grande).




A longevidade máxima registada nesta espécie é de 16 anos.

O morcego-de-peluche, em Portugal, possui um estatuto de ameaça: Vulnerável.



Referências Bibliográficas
CABRAL M.J. (Coord.), ALMEIDA J., ALMEIDA P.R., DELLINGER T., FERRAND DE ALMEIDA N., OLIVEIRA M.E., PALMEIRIM J.M., QUEIROZ A.I., ROGADO L. & SANTOS-REIS M. (eds.) (2006): Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservação da Natureza, Assírio & Alvim, Lisboa.
DIETZ C., von HELVERSEN O. & NILL D. (2009): Bats of Britain, Europe & Northwest Africa. A & C Black Publishers, London.
Palmeirim J.M., Rodrigues L., Rainho A. & Ramos M.J. (1999) Chiroptera. Pp 41-95. In: Mamíferos terrestres de Portugal Continental, Açores e Madeira. Instituto da Conservação da Natureza & Centro de Biologia Ambiental (Eds.). Lisboa.